Essa deliciosa receita de risoto cremoso de abóbora com castanhas é uma opção de prato vegetariano
Risoto é uma deliciosa opção de refeição completa e ideal para aqueles dias mais friozinhos. A saborosa receita de risoto de abóbora com castanhas da chef Tânia Godoi é uma alternativa para quem segue uma alimentação vegetariana.
Cremoso e com um gostinho de castanha-do-Pará, muito característico do Brasil, o prato é servido no hotel Yoo2 Rio. Confira como prepará-lo sem sair de casa:
Ingredientes
2 xícaras (240 g) de arroz arbóreo;
1 xícara (80 g) de queijo parmesão;
1/2 de uma unidade de abóbora cabotiá;
Sementes da abóbora (o quanto render da abóbora que será utilizada);
300 ml de vinho branco;
2 cebolas;
2 colheres de sopa (60 g) de manteiga;
½ xícara (50 g) de castanha-do-Pará ou castanha-de-caju;
1 cenoura;
1 abobrinha;
Talos de salsinha;
Folha de louro (caso tenha em casa);
2 colheres de sopa (40 ml) de azeite;
Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo
1. Comece descascando a cenoura e uma das cebolas. Corte em cubos grandes. A abobrinha segue o mesmo padrão de corte.
2. Em uma panela, coloque os legumes cortados, os talos de salsinha e folha de louro, caso tenha na sua geladeira. Acrescente três litros de água e coloque para ferver.
3. Enquanto o caldo de legumes cozinha, abra a abóbora ao meio e parta ao meio de novo uma das bandas.
4. Com ¼ da abóbora, faça gomos bem bonitos em formato de sorriso. Descasque o outro pedaço, deixe descascar e corte em cubos grandes.
5. Regue com metade do azeite tanto os gomos quanto os cubos, polvilhe com uma nuvem de sal e asse em forno a 180º graus até a abóbora estar bem macia e caramelizada.
6. As sementes deverão ser limpas da polpa da abóbora e assadas também em forno a 180º graus por 15 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.
7. Quando o caldo estiver pronto, corte a segunda cebola em cubinhos bem pequenos e doure no restante de azeite. Acrescente o arroz arbóreo e refogue até os grãos ficarem perolados.
8. Estando perolados, acrescente o caldo de legumes até cobrir o arroz, mexa sem parar até todo o líquido ser envolvido pelo arroz. Acrescente o vinho e não parar de mexer.
9. Quando todo o vinho já tiver secado, entre com os cubos de abóbora e mais caldo de legumes. Coloque o tanto que cubra o arroz. Não pare de mexer. E não se preocupe com a abóbora desmanchando envolvida no risoto.
10. Continue acrescentando caldo de legumes e não pare de mexer. Quando o grão começar a chegar ao ponto “al dente”, some o queijo parmesão e a castanha.
11. Por fim, corrija o sal e a pimenta, tire do fogo e com movimentos vigorosos amanteigue o risoto.
12. Sirva com uma das bandas da abóbora assada e salpicada com as sementes torradas.